Tecnologia como aliada do turismo sustentável
Declarado pela ONU (Organizações das Nações Unidas) como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, 2017 segue reforçando as tendências de compartilhamento e da experimentação. A procura pelo menor impacto ambiental nos deslocamentos, na hospedagem e nas atividades durante as viagens tem intensificado o uso de aplicativos e ferramentas tecnológicas.
As avaliações dos usuários nos sites de hospedagens e as associações oferecidas por aplicativos como Airbnb e Uber são apenas alguns dos recursos mais comuns desta parceria entre a tecnologia e o turismo, reforçada pela responsabilidade ambiental, compartilhamento do patrimônio natural e cultural e, consequente, distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens.
Há um novo extrato de segmentos mobilizados a partir das tendências, impulsionados pela busca da experiência e do compartilhamento, como desdobramento da sustentabilidade. As opções tradicionais dos diversos aspectos relacionados às viagens estão sendo contornadas pelas apostas em uma vivência da realidade do destino. Os viajantes querem ir além da visita ou da condição de expectadores. Buscam viver o local, seja por meio da hospedagem em uma casa, no compartilhamento dos carros, na busca por moradores para mostrar a cidade, fazendo cursos ou agendando um jantar na residência de algum local.
E para cada uma destas opções o viajante pode recorrer a um aplicativo para conectá-lo com a experiência e a imersão. Com o Rent a Local Friend ou o Tours By Locals é possível “alugar” um amigo para um giro diferente pela cidade ou contratar passeios sob medida, inscrever-se em um curso para preparar massas frescas com um ótimo cozinheiro pelo Dabble.com ou experimentar a cozinha local em um jantar preparados pelas mãos dos próprios moradores com o EatWith ou no Dinneer.com.
Como todas as relações estabelecidas na internet, cuidados básicos de segurança devem ser observados para garantir uma experiência positiva:
Avaliações são referência: O conteúdo e a quantidade de avaliações devem ser checados antes de contratar um serviço por meio dos aplicativos. Quanto mais avaliações e quanto maior o número de indicadores positivos, melhor.
Esclareça as dúvidas: Utilize os canais de contato para esclarecer dúvidas e estabelecer condições específicas.
Locais públicos: Para os passeios ou primeiro contato, marque os encontros em lugares públicos, de preferência vá acompanhado (a), avise pessoas próximas sobre o serviço que está contratando e tenha um celular a mão.
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