Como fazer o planejamento da sua Agência de Viagens e atingir mais resultados
Já pensando nos preparativos de final de ano, época de avaliar o ano que se encerra e de traçar metas e objetivos para o ano que se inicia, separamos um excelente artigo da consultora Marta Poggi e Borges.
O artigo oferece quase que um passo a passo para que você possa alavancar sua agência de turismo usando vários recursos de planejamento e de marketing digital.
Nosso objetivo é ajuda-lo em todos esses passos, oferecendo a sua empresa o que há de melhor quando pensamos em alto conteúdo tecnológico. Conheça nosso portal de vendas online.
Boa leitura!
ARTIGO:
O fim de 2016 se aproxima (para felicidades de muitos) e sempre criamos expectativas positivas para o(s) próximo(s) ano(s). Mas para que essas expectativas se transformem em ações que vão gerar resultados para sua agência de viagens, operadora, hotel, pousada ou destino, é fundamental criar o Planejamento Estratégico. Afinal, se você não sabe para onde vai, nenhum caminho é bom, não é?
Mas antes de entrar no planejamento de fato, gostaria de compartilhar a mensagem positiva que Ricardo Amorim deixou na sua palestra durante a ABAV Expo. Ele mostrou, com dados e indicadores, que nossa economia realmente está começando a se recuperar e que o PIB em 2017 deve crescer mais do que o esperado. Deixou claro que este é o momento de cavar oportunidades de mercado, pois quando estivermos novamente na fase das vacas gordas, as oportunidades já terão sido criadas pelos gestores com melhor visão estratégica!
As grandes empresas geralmente reúnem seus funcionários para elaborar o planejamento estratégico. Nas pequenas empresas, essa etapa fica muitas vezes comprometida, em função da falta de tempo e de profissionais que possam elaborar o planejamento estratégico da organização no curto, médio e longo prazos. Mas, o planejamento estratégico é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer, pois mostra a direção do seu desenvolvimento.
Vale a pena investir um tempo para definir seus objetivos, seus diferenciais e estabelecer o que sua empresa deseja vender de fato (e não adianta falar que é lazer no mundo inteiro, e para todos os públicos). É hora de focar, de encontrar uma brecha, um nicho de mercado onde sua empresa pode fazer A diferença.
Então, aqui vão 6 passos para você planejar as estratégias de 2016:
#1 – Defina a missão da empresa, ou seja, o seu propósito, para que essa empresa foi criada, bem como a visão de futuro e os valores norteadores.
# 2 – Estabeleça objetivos claros e quantificáveis: aumentar o número de clientes em 15%, por exemplo, pode ser um bom objetivo para compensar a queda do valor médio da compra dos seus clientes. Ou incrementar o faturamento em x%. É importante que você possa mensurar esses indicadores.
# 3 – Faça a análise SWOT, ou seja, coloque no papel as forças e fraquezas da sua empresa (aspectos positivos e negativos internos). Sua agência de viagens pode ter, por exemplo, pouca presença online, ou atendimento ao cliente deficiente. Como também pode ter excelente localização. Liste também as variáveis externas, que são as ameaças e oportunidades, que você não tem poder de influência, mas que afetam o seu negócio. Alguns exemplos: desvalorização do real, queda do poder aquisitivo do brasileiro, atentados terroristas na Europa, etc.
# 4 – Defina as estratégias – a direção estratégica está relacionada com os objetivos que a empresa deseja atingir num determinado espaço de tempo. Lembre-se de considerar seus pontos fortes e fracos e claro as variáveis externas também. Se sua agência tem, por exemplo, pouca presença online seu planejamento deverá contemplar estratégias para alterar essa situação. Da mesma forma, seu plano deverá prever que a economia está aquecendo e que milhares de brasileiros devem voltar a viajar mais.
#5 – Elabore o plano de ação, que é colocar no papel o que será feito, por quem, quando, como, etc…. Se você não tiver tudo bem definido, corre o risco de seu plano nunca sair do papel.
# 6 – Mensure os resultados – como saber se suas estratégias estão dando resultados? A única forma é comparar os indicadores (número de clientes, faturamento, etc.) no início do processo e após determinado prazo (pode ser 6 meses, 12 meses, 24 meses….). Os resultados estão diretamente ligados aos objetivos que você desenhou no início do processo.
Experimente começar um ano novo de uma forma diferente! Desenhe o plano estratégico para 2017!
Sua empresa agradece!
Por Marta Poggi e Borges
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