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Qual a sua pergunta?


Nesta pagina, você encontrará respostas para as principais funcionalidades do Hotel Suite.

  • 1) O que é HotelSuite?

    É o sistema que permite a realização de reservas online de hotel. O HotelSuite dispõe de um buscador externo e um painel de controle para administração e configuração das reservas.
  • 2) Para que tipo de empresa é direcionado?

    O HotelSuite é destinado para Operadora de Turismo que deseja aumentar e movimentar suas vendas de hotéis disponibilizando em seu site o conteúdo de seus fornecedores para confirmações online.
  • 3) Que tipo de infraestrutura a empresa precisa ter para obter o HotelSuite?

    A ferramenta não necessita de uma infraestrutura robusta, pois é totalmente online, porém é necessária uma boa conexão de internet para uma navegação satisfatória.
  • 4) Quantos fornecedores posso configurar no HotelSuite?

    Atualmente a TravelExplorer dispõe de mais de 30 sistema de integração de hotéis. Dentro desse número, não há limite para configurar os fornecedores. Entre em contato com nosso Comercial para mais detalhes sobre as integrações.
  • 5) E se o meu fornecedor não estiver disponível para integração?

    A TravelExplorer está sempre em busca de novos parceiros para atender da melhor forma seus clientes. Caso seu fornecedor ainda não esteja entre os já integrados, entre em contato com nosso Comercial para verificar a possibilidade da nova integração.
  • 6) A integração vai permitir que todos os hotéis do fornecedor retornem em meu buscador?

    A integração entre HotelSuite e fornecedor é feita via webservice e apresentará em tela tudo que o fornecedor disponibilizar via XML. Porém, o acordo comercial é entre a operadora e fornecedor, e a mesma poderá solicitar ao fornecedor que disponibilize determinados hotéis caso eles não estejam aparecendo nas buscas.
  • 7) Como o buscador é alimentado?

    O conteúdo apresentado no buscador é alimentado via integração webservice com os principais fornecedores de hotel do mundo. Isso quer dizer que o sistema HotelSuite “conversa”, via XML, com o sistema do fornecedor, consultando disponibilidade, preço, tipos de quartos disponíveis etc.
  • 8) Como sei quando uma reserva foi realizada no meu buscador?

    O sistema envia um e-mail informando o comprador e o operador que a reserva foi realizada.
  • 9) Há vários números e gráficos no meu painel de controle logo que acesso. O que são?

    Essa área é chamada de Dashboard e é destinada ao controle e acompanhamento das reservas realizadas em seu buscador. Você pode acompanhar, por exemplo, o total de reservas confirmadas, as reservas com prazo previsto para os próximos dias, as reservas rejeitadas e arquivadas, entre outros controles.
  • 10) O que é Dashboard?

    É a área destinada para acompanhamento das reservas realizadas em seu buscador. Nela são apresentados os totais de reservas em seus status. Existem 9 status disponíveis:
    Confirmadas: Reservas com status “Confirmada” que ainda estão com check-in por vir.

    Arquivadas: Reservas arquivadas pelos operadores.

    Com voucher: Reservas com voucher emitido.

    Canceladas: Reservas canceladas pelo processo automático ou pelos operadores.

    Com prazo: Reservas confirmadas que ainda não tiveram seu prazo de cancelamento retirado.

    Sem usuário: Reservas confirmadas que não tiveram nenhum operador atribuído como responsável.

    Inconsistentes: Reservas com alguma divergência entre o HotelSuite e fornecedor.

    Sob consulta: Reservas sem confirmação imediata que aguardam pela confirmação ou rejeição do fornecedor.

  • 11) O numero de reservas que aparece como confirmada no Dashboard não é o mesmo quando acesso as reservas confirmadas. Por quê?

    Os contadores do Dashboard têm um tempo de atualização de aproximadamente 10 minutos. Portanto, se realizar a reserva e logo em seguida for até o Dashboard ela provavelmente ainda não estará no contador, apesar de já estar disponível no sistema. Entretanto, se o link for clicado, a fila de reservas que aparecerá estará sempre atualizada.
  • 12) O que são reservas previstas?

    É um gráfico que mostra o total de reservas com check-in previsto para os próximos 7 dias, 30 dias e mais de 30 dias.
  • 13) O que são reservas rejeitadas?

    São reservas que por alguma instabilidade o sistema não consegue confirmar. Cabe ressaltar que todas as reservas rejeitadas são de responsabilidade do cliente.
  • 14) Por que uma reserva rejeita?

    São aquelas reservas que, por algum motivo, apresentaram divergência na comunicação com o fornecedor e não puderam ser confirmadas. Existem diferentes motivos pelos quais uma reserva pode ser rejeitada. As situações mais frequentes são:
    Instabilidade no webservice do fornecedor;

    Perda de disponibilidade no momento da reserva;

    Retorno de mensagem de erro por parte do fornecedor;

    Informação do fornecedor diferente do que foi solicitado pelo Hotel Suite;

    Qualquer outra exceção que impossibilite a realização de uma ação programada pelo sistema.

  • 15) O que acontece com uma reserva que é rejeitada no painel do HotelSuite?

    Elas ficam no gráfico “Rejeitadas” do Dashboard até a data do check-in, aguardando uma ação do operador.
  • 16) Tenho uma reserva rejeitada. O que fazer?

    A partir do momento que uma reserva é rejeitada, perde-se a comunicação via webservice com o fornecedor, portando não há como alterar o status da reserva, retirar prazo etc. Nesses casos, o operador deve entrar em contato com o fornecedor para verificar o status da reserva e efetuar o cancelamento da mesma, caso ela esteja confirmada. No painel de controle HotelSuite, essa reserva deverá ser arquivada após a ação ou a constatação de que ela não existe no sistema do fornecedor.
  • 17) O que é arquivamento de reservas?

    É uma funcionalidade do sistema que permite que reservas rejeitadas sejam retiradas da lista de rejeitadas novas, indicando que o operador já tomou uma ação em relação à mesma junto ao fornecedor.
  • 18) O que são reservas inconsistentes?

    São reservas com status divergentes entre o HotelSuite e o fornecedor. Isso quer dizer que a reserva pode estar cancelada no fornecedor e confirmada no HS e vice-versa. Quando uma reserva estiver classificada como inconsistente, é necessário que a operadora entre em contato diretamente com o fornecedor para tomar uma ação, evitando que a reserva gere ônus.
  • 19) O que acontece com uma reserva inconsistente no painel do HotelSuite?

    Diariamente o sistema verifica as reservas com algum tipo de inconsistência e gera uma lista que fica disponível no Dashboard para consulta das reservas do dia. Também existe um menu específico para listar todas as reservas inconsistentes que ainda não foram verificadas.
  • 20) O que é cancelamento rejeitado?

    É uma tentativa de cancelamento da reserva sem sucesso. Quando o sistema não consegue confirmar o cancelamento da reserva, ele mostra em tela um alerta informando que o cancelamento foi rejeitado, além de enviar um e-mail com a mesma informação. Essa informação também fica registrada no histórico da reserva.
  • 21) Por que o cancelamento de uma reserva é rejeitado?

    Um cancelamento de reserva pode rejeitar em virtude de instabilidade no webservice do fornecedor, reserva não encontrada no fornecedor, reserva já cancelada no fornecedor, entre outros.
  • 22) Tenho uma reserva com cancelamento rejeitado. O que fazer?

    Quando um cancelamento é rejeitado, o sistema automaticamente encaminha um e-mail para a operadora informando os dados de reserva. Essa reserva fica no gráfico de reservas rejeitadas do Dashboard aguardado uma ação do operador. Com os dados da reserva, entre em contato com o fornecedor e verifique seu status. Caso a reserva esteja confirmada, cancele diretamente com o fornecedor e arquive a reserva no HS, evitando assim gastos por no-show.
  • 23) O que é o cancelamento automático?

    É uma rotina estabelecida pelo sistema para que os cancelamentos das reservas sejam feitos automaticamente antes do período de no-show, evitando, assim, custo com o cancelamento da reserva. Este processo ocorre diariamente a partir das 21 horas (horário de Brasília). No Dashboard são listadas as reservas com cancelamento automático para o dia e para as próximas 24 e 48 horas.
  • 24) O telefone da minha operadora mudou. Onde atualizar essa informação no HotelSuite?

    No Menu “Operadora”, clique em “Dados da operadora”. Lá serão listados todos os dados do sua operadora. Informe os novos dados e clique em “Salvar”. Todos os campos são editáveis.
  • 25) Posso cadastrar novos usuários para acesso ao HotelSuite?

    Sim. Vá até o menu “Usuários” e clique em “Cadastrar usuários”. Preencha os dados do usuário e selecione quais as permissões que deseja que esse usuário tenha. Clique em “Salvar”. No menu “Usuários” você pode também listar os usuários já cadastrados clicando em “Listar usuários”.
    Obs.: Algumas agências e operadoras que possuem HotelSuite e HotelSuiteX tem seu cadastro de agência vinculado do painel TravelSuite. Neste caso, basta acessar o painel www.travelsuite.com.br, ir até a aba “Cadastros” e clicar em “Usuários”. Clique em “Novo Usuário”, preencha os dados e salve a configuração.
  • 26) Tenho uma agência que precisa de usuário e senha para efetuar reserva em meu buscador. Onde cadastro esses usuários?

    O cadastro de usuários deve estar relacionado ao cadastro de uma agência, portanto é preciso cadastrar a agência antes de cadastrar o usuário.

    Obs.: Algumas agências e operadoras que possuem HotelSuite e HotelSuiteX tem seu cadastro de agência vinculado do painel TravelSuite. Neste caso, basta acessar o painel www.travelsuite.com.br, ir até a aba “Cadastros” e clicar em “Cliente B2B”. Clique em “Novo Cliente B2B”, preencha os dados e salve a configuração.

  • 27) Como cadastro uma agência?

    Vá até o menu “Agência” e clique em “Cadastrar agência”. Preencha os dados da agência, os dados de permissão e salve. No menu “Agência” ainda é possível listar todas as agências cadastradas e todos os usuários clicando nos links “Listar agência” e “Listar usuários”.
    Obs.: Algumas agências e operadoras que possuem HotelSuite e HotelSuiteX tem seu cadastro de agência vinculado do painel TravelSuite. Neste caso, basta acessar o painel www.travelsuite.com.br, ir até a aba “Cadastros” e clicar em “Cliente B2B”. Clique em “Novo Cliente B2B”, preencha os dados e salve a configuração.
  • 28) Já tenho agência cadastrada. Como cadastrar um usuário vinculado a ela?

    No menu “Agência” clique em “Cadastrar usuários”. Preencha os dados selecionando a agência no dropdown “Agência” e clique em “Salvar”.
    Obs.: Algumas agências e operadoras que possuem HotelSuite e HotelSuiteX tem seu cadastro de agência vinculado do painel TravelSuite. Neste caso, basta acessar o painel www.travelsuite.com.br, ir até a aba “Cadastros” e clicar em “Cliente B2B”. Encontre a agência e clique em “Editar”. Há um link “Novo Usuário”. Clique nele, e insira os dados do novo usuário.
  • 29) Cadastrei o usuário, mas ele não consegue fazer o login no buscador. Por quê?

    Algumas operadoras possuem a funcionalidade de autorização de usuário. Caso você tenha, é necessário que o usuário seja autorizado para poder realizar reservas no buscador. Vá até o menu “Agência” e clique em “Autorizar usuário”. Serão listados todos os usuários que aguardam autorização. Selecione o checkbox do usuário que deseja autorizar e clique em “Autorizar selecionados”. Caso sua operadora não possua essa funcionalidade, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente da Travel Explorer a fim de obter mais informações.
  • 30) Existe a possibilidade de própria agência fazer o seu cadastro no buscador?

    Sim, no buscador, no momento de informar os dados de login e senha, são apresentadas também as opções de cadastro, que podem ser para agência e pessoa física, somente para agência ou somente para pessoa física.
  • 31) Não gostaria de ter que autorizar todos os usuários que se cadastrarem no meu buscador. É possível?

    Sim, existe a possibilidade de desativar a funcionalidade de autorização de usuário. Entre em contato com nosso setor de relacionamento com o cliente para mais informações.
  • 32) Posso cadastrar login e senha para clientes diretos (pessoas físicas) fazerem reserva no meu buscador?

    Sim, vá até o menu “Pessoa física” e clique em “Cadastrar”. Preencha os dados de cadastro, informe os dados de login e senha e salve. Usuários de pessoa física não precisam de autorização após o cadastro para realizar reservas no buscador. Nesse menu também é possível listar todos os cadastros de pessoa física clicando em “Listar”.
    Obs.: Algumas agências e operadoras que possuem HotelSuite e HotelSuiteX tem seu cadastro de agência vinculado do painel TravelSuite. Neste caso, basta acessar o painel www.travelsuite.com.br, ir até a aba “Cadastros” e clicar em “Cliente B2C”. Clique em “Novo Cliente B2C”, preencha os dados e salve a configuração.
  • 33) Onde visualizo os fornecedores que estão configurados ao meu HotelSuite?

    No Menu “Webservice”, clique em “Listar regras”. Serão listados todos os fornecedores que foram configurados em seu HotelSuite. Ao lado de cada fornecedor há um botão de acesso às configurações.
  • 34) Que tipo de configurações meus fornecedores podem ter?

    Nas configurações de cada fornecedor você poderá informar “Markup”, prazo para cancelamento automático, prazo para pagamento da agência, além de poder bloquear o fornecedor para pesquisa e selecioná-lo como preferencial para suas pesquisas.
  • 35) Como retirar um fornecedor do resultado da busca?

    Antes de realizar a pesquisa, acesse a aba “Webservice” | “Listar regras”, localize o fornecedor, edite as configurações e, no dropdown “Bloqueado para pesquisa”, selecione “Sim”.
  • 36) O que é fornecedor preferencial?

    É a funcionalidade que permite que você selecione, dentre seus fornecedores configurados, qual retornará primeiramente nas pesquisas, independentemente do valor dos hotéis. Sempre que você selecionar um fornecedor como preferencial será apresentada na tela uma opção para informar a ordem de exibição dos demais fornecedores. Caso não queira mais o fornecedor como preferencial, você deve selecionar outro para que seja preferencial.
  • 37) Onde configuro o markup para meus fornecedores?

    No menu ”Webservice”, clique em “Listar regras”. Localize o fornecedor que deseja e clique no botão de configurações, à direita da tela. Será aberta uma janela de configuração do fornecedor. Logo no início da tela há um campo chamado “Markup”. Informe o percentual desejado e clique em “Salvar”. Por exemplo, se você digitar 20% o sistema dividirá todas as tarifas que esse fornecedor retornar por 0,8, dando uma margem de 20% sobre o preço final.
  • 38) Por que configurar um prazo para cancelamento automático?

    Para garantir que a reserva será cancelada sem multa. Assim como o fornecedor pode enviar seu prazo para muitos dias antes do check-in, ele pode também mandar para dois ou três dias antes do check-in, e isso pode fazer com que a reserva seja cancelada pelo processo automático antes que a agência efetue o pagamento. O prazo de cancelamento automático aumentado pela operadora, além de evitar multas por cancelamento, também lhe dará o tempo necessário para realizar o fechamento da reserva junto à agência.
  • 39) Como configurar o prazo de cancelamento automático?

    Vá até o menu “Webservice”, clique em “Listar regras” e localize o fornecedor. Clique em “Configurações” (lado direito da tela). Na tela de configuração, informe a quantidade de dias que deve ser configurada no campo “Prazo cancelamento automático”. Essa configuração pode ser baseada no prazo do fornecedor ou baseado na data da reserva.
    Baseado no prazo do fornecedor: Quando esta opção for selecionada, a quantidade de dias que for informada no campo “Prazo cancelamento automático” será somada à quantidade de dias que o fornecedor retornar como prazo da reserva. Isso quer dizer que, se o fornecedor retornar que a reserva pode ser cancelada cinco dias antes do check-in e você configurar no prazo de cancelamento dez dias, o prazo de cancelamento das reservas desse fornecedor será de 15 dias antes do check-in.

    Baseado na data da reserva: Quando esta opção for selecionada, o prazo para cancelamento dessa reserva será contabilizado a partir da data em que a reserva foi feita. Isso quer dizer que, se a reserva for realizada no dia 20 e o prazo de cancelamento for configurado para sete dias, o prazo de cancelamento dessa reserva será no dia 27. É importante lembrar que a opção “Baseado na data da reserva” só será aplicada se a configuração criada não ultrapassar o prazo do fornecedor; ou seja, se a configuração for realizada para sete dias a partir da data da reserva e o prazo do fornecedor for anterior à data estabelecida, a reserva será automaticamente cancelada pelo sistema no prazo do fornecedor.

  • 40) O que é o prazo de pagamento da reserva?

    É o prazo que a operadora configura para controlar e efetuar a cobrança das reservas. Esse prazo é apenas informativo e não interfere no cancelamento das reservas. A configuração do prazo de pagamento pode ser feita baseada na data da reserva ou baseado no prazo do fornecedor.
    Baseado na data da reserva: Quando esta opção for selecionada, o prazo de pagamento das reservas será sempre contabilizado a partir da data da reserva; ou seja, se a reserva foi feita no dia 15 e o prazo de pagamento, configurado para três dias, o pagamento da reserva deve ser feito até o dia 18.

    Baseado no prazo do fornecedor: Quando esta opção for selecionada, o prazo de pagamento das reservas será sempre acrescentado ao prazo do fornecedor. Isso quer dizer que, se o fornecedor informa que a reserva pode ser cancelada em até quatro dias antes do check-in e o prazo de pagamento for três dias, o pagamento dessa reserva deve ser feito sete dias antes do check-in da reserva.

  • 41) Como sei qual é o prazo do fornecedor?

    Essa informação é enviada pelo fornecedor através do XML e será considerada automaticamente pelo sistema. Só será possível visualizar após a confirmação, nos detalhes da reserva.
  • 42) O que é markup por cidade?

    Essa funcionalidade permite que você configure, além do markup por fornecedor, outro markup específico para uma cidade. No menu “Webservice” clique em “Markup por cidade”. Selecione o país e o fornecedor desejados e clique em “Listar cidades”. Todas as cidades do país selecionado serão listadas, para que você inclua o valor do markup na cidade desejada. À direita da tela estarão os seus fornecedores configurados e seus respectivos markups.
  • 43) O que é markup por país?

    Essa funcionalidade permite que você configure, além do markup por fornecedor, outro markup específico para um país. No menu “Webservice” clique em “Markup por país”. Selecione o país desejado, e todos os seus fornecedores configurados serão apresentados, para que você informe o valor de markup desejado. À direita da tela estarão os seus fornecedores configurados e seus respectivos markups.
  • 44) O que é setup câmbio?

    É o local onde você vai informar todas as conversões que o sistema deve fazer e em quais países elas deverão ser aplicadas. No menu “Câmbio”, clique em “Setup câmbio”. Serão apresentadas todas as moedas que são retornadas pelos fornecedores via XML na coluna à esquerda da tela. Na coluna “Resultado busca” você informa qual moeda deve ser apresentada no resultado da busca e na coluna “Reserva” você informa qual a moeda que deve ser apresentada na tela de reserva. Somente países selecionados terão essa configuração ativa. Caso a conversão seja para todos os países, mantenha o radiobutton “Todos os países” selecionado.
  • 45) Não quero efetuar conversão de câmbio para minhas reservas. Como fazer?

    Caso não queira efetuar conversão de câmbio para suas reservas, basta usa a opção “Manter” tanto na pesquisa quando na reserva, para que seja usada a mesma moeda do fornecedor. No menu “Câmbio” clique em “Setup câmbio”. Serão apresentadas todas as moedas que são retornadas pelos fornecedores via XML na coluna à esquerda da tela. Na coluna “Resultado busca” selecione “Manter”, na coluna “Reserva” selecione “Manter” e salve a configuração. Nenhuma conversão será aplicada, e suas reservas serão confirmadas na moeda do fornecedor.
  • 46) Onde eu informo o valor do câmbio do dia?

    No menu “Câmbio”, clique em “Cadastrar câmbio” e logo após clique em “Novo câmbio”. Serão apresentados os campos para informar o valor de conversão conforme configuração realizada na aba “Setup câmbio” (veja como configurar a conversão na pergunta 42). Preencha os campos com o câmbio do dia e salve a configuração. É importante lembrar que o sistema sempre utilizará a ultima cotação cadastrada para efetuar a conversão. Sendo assim, deve-se atualizar o câmbio diariamente.
  • 47) Cadastrei o câmbio errado e não consigo nem editar nem excluir. Por quê?

    O sistema não permite nem edição nem exclusão de câmbio. Isso porque entre o momento que foi feito o cadastro e o momento em que o erro de cadastro foi constatado reservas podem ter sido confirmadas e uma edição ou exclusão desse câmbio invalidaria completamente essas reservas, pois não é possível recalcular os valores. Como o sistema utiliza sempre a ultima cotação cadastrada, basta cadastrar novamente o câmbio, que o registro com erro será invalidado para as próximas reservas.
  • 48) Como localizar uma reserva?

    No menu “Reservas” é possível realizar a pesquisa de uma reserva pelo código do HotelSuite, código do fornecedor, nome do PAX ou file number. Há também a possibilidade de realizar uma busca avançada, onde são apresentados mais parâmetros para refinar a pesquisa.
  • 49) Quais são as ações que eu posso realizar sob as reservas?

    Reservas podem ter prazo prorrogado, prazo retirado, voucher emitido, podem ser canceladas e arquivadas.
  • 50) Onde localizo o prazo do fornecedor para uma determinada reserva?

    Localize a reserva desejada pesquisando pelo código do HotelSuite, pelo código do fornecedor ou pelo nome do pax (veja como localizar uma reserva no item 48). Na tela de lista de reservas, cada reserva terá seus botões de ação à direita. Clique na lupa. Um pop-up com os detalhes da reserva será apresentado. Abaixo dos valores da reserva serão apresentados os prazos. O primeiro da esquerda para a direita é o prazo do fornecedor.
  • 51) Como prorrogo o prazo de uma reserva?

    Localize a reserva desejada pesquisando pelo código do HotelSuite ou pelo código do fornecedor (veja como localizar uma reserva no item 48). Na tela de lista de reservas, cada reserva terá seus botões de ação à direita. Clique na lupa. Um pop-up com os detalhes da reserva será apresentado. Abaixo dos valores da reserva serão apresentados os prazos e um dropdown para que o prazo possa ser prorrogado. É importante lembrar que o prazo só pode ser prorrogado até um dia antes do prazo do fornecedor.
  • 52) Como retirar o prazo de cancelamento de uma reserva?

    Localize a reserva desejada pesquisando pelo código do HotelSuite ou pelo código do fornecedor (veja como localizar uma reserva no item 48). Na tela de lista de reservas, cada reserva terá seus botões de ação à direita. Clique no “relógio”. Uma mensagem será apresentada para que você confirme a retirada do prazo de cancelamento da reserva. Uma vez confirmada a retirada do prazo, a reserva não cairá na rotina de cancelamento automático nem poderá ter novo prazo estabelecido.
  • 53) Como emitir o voucher?

    Localize a reserva desejada pesquisando pelo código do HotelSuite ou pelo código do fornecedor (veja como localizar uma reserva no item 48). Na tela de lista de reservas, cada reserva terá seus botões de ação à direita. Clique no “bloco”. Uma mensagem será apresentada questionando se você deseja emitir o voucher e retirar o prazo da reserva. Uma vez confirmada a mensagem, o voucher é emitido e pode ser enviado à agência. Além disso, o prazo da reserva é retirado. Uma vez confirmada a emissão do voucher e retirada do prazo de cancelamento, a reserva não cairá na rotina de cancelamento automático nem poderá ter novo prazo estabelecido.
  • 54) Por que a emissão de voucher retira o prazo da reserva?

    O voucher pode ser considerado como o comprovante de pagamento da agência. Se o comprovante de pagamento está sendo emitido, o sistema entende que a reserva foi paga e será utilizada, portanto não deve mais ser cancelada e não necessita mais de prazo de cancelamento.
  • 55) Como o status de pagamento de uma reserva é atualizado?

    Esse status só é utilizado/atualizado quando a reserva é realizada com cartão de crédito no buscador e a operadora tem integração com a empresa de pagamento (Ipagare ou CTN). Nesses casos, no momento em que a reserva é confirmada, os dados do cartão são enviados para a empresa de pagamento que irá processar a solicitação. No HotelSuite, a reserva ficará aguardando a atualização deste pagamento e, assim que a empresa de pagamento enviar o status deste pagamento via webservice, ele será atualizado no HotelSuite. Caso seja confirmado, o voucher da reserva é emitido automaticamente e o prazo da reserva removido.
  • 56) Como arquivar uma reserva?

    Localize a reserva desejada pesquisando pelo código do HotelSuite ou pelo código do fornecedor (veja como localizar uma reserva no item 48). Na tela de lista de reservas, cada reserva terá seus botões de ação à direita. Clique na “pasta”. Serão apresentados alguns dados da reserva e um campo de texto para descrever o motivo do arquivamento. É importante lembrar que somente reservas rejeitadas ou reservas confirmadas que já tiveram seu check-in, porém ainda estão com prazo, podem ser arquivadas.
  • 57) Como cancelar uma reserva?

    Localize a reserva desejada pesquisando pelo código do HotelSuite ou pelo código do fornecedor (veja como localizar uma reserva no item 48). Na tela de lista de reservas, cada reserva terá seus botões de ação à direita. Clique no “x”. Será apresentada uma mensagem confirmando se você deseja cancelar a reserva. Uma vez confirmado o cancelamento da reserva, ela não poderá voltar ao status de confirmada.
  • 58) Tenho como saber se uma reserva foi cancelada automaticamente ou por um usuário?

    Sim, o sistema grava esse registro. Dentro dos detalhes da reserva (acessados por meio da “lupa”), o ultimo item da página, intitulado “Histórico”, mostra todos os passos da reserva desde a sua confirmação, mostrando a data do evento, o nome do usuário (quando for “Sistema” é um processo automático) e a descrição do histórico.
  • 59) Onde visualizo os valores da reserva?

    Dentro dos detalhes da reserva, clicando na “lupa”, é possível visualizar todos os valores da reserva, desde os valores retornados pelo fornecedor até os valores de lucro e conversão, como também os totais. Os campos apresentados são:
    Markup: Valor que você cadastrou como margem de lucro para o fornecedor dessa reserva.

    Câmbio: Valor de câmbio que você cadastrou para conversão de reservas.

    Taxas: Valores de taxas retornadas pelo fornecedor para uma reserva.

    Diária Net: Valor neto médio das diárias retornado pelo fornecedor.

    Valor da Diária: Valor neto médio das diárias + markup.

    Valor Total Net: Valor total neto retornado pelo fornecedor.

    Valor Total: Valor total neto + markup

  • 60) Onde visualizo os PAXs da reserva?

    Dentro dos detalhes da reserva, clicando na “lupa”, é possível visualizar os PAXs no campo “Hóspedes da reserva” conforme quartos reservados. No e-mail de confirmação de reserva — disparado para a operadora e para a agência/cliente — esses dados também estão disponíveis.
  • 61) Como destinar uma reserva a um usuário especifico?

    Localize a reserva desejada pesquisando pelo código do HotelSuite ou pelo código do fornecedor (veja como localizar uma reserva no item 48). Clique no checkbox à esquerda do campo “Número da reserva” e, na parte superior da página, selecione o usuário no dropdown “Atribuir reserva a”, selecione o usuário desejado e clique em “Atribuir reserva”. É importante lembrar que os usuários só estarão no dropdown se no momento do cadastro (item 25) eles forem marcados como “atribuível”.
  • 62) Posso gerar pesquisas e reservas sem ter que usar o buscador de agências?

    Sim, no painel HotelSuite, menu “Hotéis” >> “Pesquisar hotéis” é possível realizar pesquisas e reservas sem utilizar o buscador destinado para suas agências.
  • 63) No menu “Hotéis” ao realizar uma pesquisa aparecem hotéis repetidos, com preços diferentes. Por quê?

    As pesquisas realizadas nesse buscador retornam todos os hotéis que os fornecedores têm disponíveis e, algumas vezes, um mesmo hotel está na base de dados de mais de um fornecedor. Você pode identificar a qual fornecedor o hotel pertence verificando abaixo da foto do hotel o nome do fornecedor.
  • 64) Como retirar um hotel do resultado da busca?

    No painel de controle HotelSuite, menu “Blacklist”, selecione o país, a cidade e clique em “Listar hotéis”. Serão apresentados todos os hotéis de cada fornecedor para o destino escolhido. Para bloquear um determinado hotel de um determinado fornecedor, basta localizá-lo à esquerda e movê-lo para a direita. Após selecionados os hotéis, basta salvar a configuração, clicando em “Salvar”, no final da página. Caso seja necessário bloquear um hotel, todas as instâncias desse hotel (um mesmo hotel pode aparecer mais de um vez em cada fornecedor) devem ser bloqueadas em todos os fornecedores.
  • 65) O que são “Picks”?

    É a funcionalidade que permite que você destaque (por meio de um selo que aparece no buscador) hotéis retornados pelos seus fornecedores configurados. Caso a opção “Picks” não esteja habilitada em seu painel HotelSuite, entre em contato com nosso setor comercial.
  • 66) Como colocar o selo de destaque em meus hotéis?

    No menu “Picks”, selecione o país e a cidade e clique em “Listar hotel”. Todos os hotéis dos seus fornecedores serão listados. Localize os hotéis desejados à esquerda e mova-os para a coluna da esquerda. Antes de salvar a configuração da página, escolha o tipo de ordenação que os hotéis devem seguir em seu buscador.
    Menor preço: Esta opção irá ordenar os hotéis no resultado da busca sempre pelo menor preço.

    Hotel: Esta opção habilita a lista de hotéis selecionados como “recomendados”, para que você defina a posição de cada hotel no resultados da busca. Ao realizar a pesquisa serão listados primeiramente os hotéis recomendados, na ordem que você determinou.

  • 67) Posso exportar relatórios de vendas?

    Sim, no menu “Relatórios” é possível consultar relatórios de vendas e agências. No relatório de vendas você tem os totais de reservas por fornecedor, entre outros filtros, e no relatório de agências é possível visualizar o ranking de agências que mais realizaram reservas. Caso este menu não esteja habilitado em seu painel, entre em contato com nosso departamento comercial.
  • 68) O que é “Compare”?

    É a funcionalidade que realiza automaticamente o comparativo entre os hotéis com mesmo nome em diferentes fornecedores, mostrando na tela sempre o mais barato do comparativo. O “Compare” possui um buscador onde você poderá selecionar quais fornecedores deseja pesquisar, e o resultado já apresentará os hotéis mais baratos de cada fornecedor selecionado.
  • 69) Configurei todas as informações necessárias no painel. Como essas informações e os hotéis serão vistos/pesquisados pelo meu cliente?

    Todas as configurações e os hotéis disponíveis serão apresentados às agências e aos clientes pessoa física por meio do buscador HSX.
  • 70) O que é o HSX?

    HotelSuiteX é o sistema de busca e reservas online de hotéis da Travel Explorer.  É o buscador que será inserido em seu site e que será acessado por seus clientes. Crossbrowser, o buscador conta com filtros inteligentes, que permitem que o cliente pesquise um hotel pelo nome, número de estrelas, localização, preço e proximidade a pontos de interesse. Além disso, o HSX apresenta resultados on demand e possui tecnologia de autonomia de estilo, que permite a customização de acordo com as necessidades de quem o adquire.
  • 71) Preciso investir em servidores ou infraestrutura para adquirir um HSX?

    Não. Os sistemas da Travel Explorer funcionam online. Basta ter uma boa conexão de internet.
  • 72) Preciso ter um site para ter o HSX?

    Não há necessidade. Você pode ter um domínio www que abrirá diretamente seu buscador de hotéis. O buscador não precisa ser inserido em um site já desenvolvido.
  • 73) Qualquer pessoa pode reservar hotéis em meu buscador?

    O buscador pode ser configurado para atuar B2B ou B2C. Isso será configurado antes da entrada em operação. Caso ele seja configurado para B2B, haverá acesso restrito.
  • 74) Meus clientes podem realizar as reservas com cartão de crédito?

    Sim, é possível configurar a forma de pagamento com cartão de crédito para as reservas realizadas no buscador externo. Caso a operadora tenha contratado integração com empresa de pagamento (TCN), o pagamento será online, caso contrário o pagamento será offline e caberá à operadora providenciar o débito do valor da reserva no cartão do cliente/agência.
  • 75) Como gerencio as reservas que forem realizadas no meu buscador?

    As reservas serão gerenciadas por meio do painel de controle HotelSuite.
  • 76) Qual a diferença do HS2G para o HSX?

    O HSX é a nova versão do buscador de hotéis. As principais diferenças desta nova versão são a agilidade das pesquisas (pois o resultado é on demand), a autonomia de estilo e a variedade de filtros para localização dos hotéis.
  • 77) O resultado de busca já carregou, mas ainda aparece a informações “Carregando resultado” na tela. Por quê?

    Esta é a funcionalidade on demand, onde o sistema continua buscando resultados mesmo que já tenha apresentando alguns em tela. Assim que todas as buscas se esgotarem, a informação “carregando” desaparece.
  • 78) Como posso usar as redes sociais para divulgar os hotéis com que trabalho?

    O HSX permite que o resultado das buscas seja compartilhado nas redes sociais por meio de atalhos. Os botões do Facebook e Twitter estão disponíveis nos detalhes do hotel.