E-commerce nas agências de viagem aproxima usuário mobile das experiências e destinos
O comércio eletrônico de serviços e produtos de turismo e viagem tem se consolidado como principal alternativa tanto para o consumidor final quanto para as agências e operadores. Segundo o levantamento Summer Travel Report (https://www.criteo.com/wp-content/uploads/2018/06/Criteo-Summer-Travel-2018.pdf), realizado pela empresa Criteo, 60% das transações sobre viagens foram concluídas em dispositivos móveis. Esse estudo, apresentado no segundo semestre de 2018, aponta ainda que, desse total de transações, 33% são feitas via web mobile e 27% em aplicativos. Foram analisadas mais de três bilhões de reservas online em 59 países.
Para atender com rapidez e agilidade às várias e diferentes demandas de reserva de hotel, passagens aéreas, translados, passeios, tours e atividades em diversas partes do mundo, as agências e operadoras estão buscando plataformas de vendas personalizadas e modernas. Fundamental para o crescimento, para a lucratividade e para o fortalecimento da marca, a presença digital das agências também tem se caracterizado por utilizar sistemas responsivos, capazes de adaptar para dispositivos móveis a aparência e a disposição do site, oferecendo, assim, uma melhor experiência de navegação ao usuário.
Ao aproximar o consumidor dos processos de elaboração de sua viagem, as plataformas de vendas utilizadas pelas agências e operadoras conseguem, na prática, associar o viajante ao destino escolhido e à experiência desejada. Ao reservar passagens aéreas, hotéis, programar tours e atividades, o consumidor vai interiorizando uma vivência da qual terá mais dificuldades para desistir.
Aproveitado o engajamento dos clientes, as plataformas também incentivam o compartilhamento das experiências, com a publicação de depoimentos sobre os serviços utilizados, contribuindo para fortalecer a credibilidade da agência ou operadora. E, para incentivar roteiros, passeios, avaliar hotéis e serviços, a agência pode contribuir com dicas de viagens e oferecer promoções em datas especiais, como feriados, Reveillon e Carnaval.
As plataformas de e-commerce utilizadas pelas agências e operadoras, além de serem versáteis e permitirem o acesso a produtos e serviços para transformar a viagem em uma experiência única, também aprimoram as ferramentas de atendimento ao consumidor. A forte concorrência torna fundamental para as empresas oferecerem atendimento em multicanais, como chats, SAC, FAQ, entre vários outros, se adequando a todos os perfis.
Outra vantagem oferecida pelos melhores sistemas utilizados pelas agências é a integração com os principais fornecedores do mercado de turismo nacional e internacional, consolidando os requisitos para ampliar a atuação das agências e operadoras e elevando-as a uma OTA (Online Travel Agencies).
Quem ganha é o consumidor, obtendo orçamentos com maior rapidez. A utilização de sistemas ágeis e eficientes pode diminuir em mais de 50% o tempo para processamento dos pedidos. Para as agências, as plataformas de vendas ampliam o negócio, permitindo a comercialização de viagens online a partir do conteúdo de seus fornecedores parceiros, em sites com visual moderno e com compartilhamento em redes sociais.
Fonte: Marketing iTravel
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