4 passos para a Gestão de Relacionamento em Agências de Turismo
Com o cenário econômico atual pouco favorável, as agências de turismo precisam encontrar maneiras de atrair e fidelizar seus clientes e, assim, se manterem ativas no mercado mesmo em tempos de crise.
Dessa forma, um fator que deve receber constante atenção por parte da empresa é o relacionamento com os clientes, pois, mantendo os clientes satisfeitos, a agência consegue fidelizá-los e, então, aumentar suas vendas.
Pensando nisso, enumeramos cinco atitudes que as agências de turismo devem adotar para se destacar da concorrência:
1- Conheça seus clientes
O principal ponto para conquistar a satisfação de seus clientes é conhecer melhor seus hábitos de consumo, ou seja, quais são suas preferências de datas, destinos, hotéis, etc. Nesse cenário, um sistema de CRM pode ajudar.
Com o CRM o gestor poderá, a partir da análise das informações do cliente (como dados pessoais, poder aquisitivo, objetivos, entre outros), desenvolver estratégias de vendas. O foco no perfil de cada cliente aumenta as chances de acertar nos produtos e serviços oferecidos.
Assim, com um atendimento personalizado e de acordo com as suas necessidades, o cliente se sente mais confiante para comprar com sua agência e quando precisar voltará a fazer negócio.
2- Foco no pós-venda
Um dos principais erros das agências de turismo é se preocuparem apenas com a venda, mas não com a fidelização de seus clientes.
Para fidelizar clientes é essencial manter um atendimento de qualidade, por isso o pós-venda é tão importante. Nele o gestor demonstra preocupação com o cliente que, então, se sente especial para a sua agência. Ao mesmo tempo, a agência consegue desenvolver estratégias eficazes com base nos desejos, sugestões, críticas e elogios dos clientes levantadas nesse atendimento.
Assim, escute seu cliente e colha os frutos do bom atendimento.
3- Personalize as ofertas
Ofertas são, sem dúvida, uma das melhores formas de atrair clientes. Mas de nada adianta bombardeá-lo com e-mails, mensagens e ligações avisando sobre as promoções.
Ao preparar ofertas, a agência deve se preocupar em oferecer promoções referentes a produtos e serviços que sejam condizentes com os gostos e preferências do cliente.
Dica: antes de montar a oferta, analise as últimas compras e os produtos visualizados recentemente pelo cliente, pois, assim, você saberá o que seu cliente procura.
4- Use as redes sociais
Hoje em dia, passamos a maior parte do tempo conectados às redes sociais, que, por esse motivo, são o principal meio de comunicação das empresas com seus clientes. Assim, você pode e deve utilizar esses canais para a divulgação de seus produtos.
Sabe aquele ditado, “Mal ou bem, o importante é que falem de mim”? Pois é… ele não se aplica nem um pouco ao marketing das redes sociais.
Quando os clientes ficam satisfeitos com o produto ou serviço oferecido por uma empresa, é comum que eles passem a indicar a marca a amigos. Isso contribui para a promoção da imagem de sua empresa, que se torna conhecida por outras pessoas a partir de sua boa reputação.
No entanto, se o contrário acontecer, as consequências podem ser arrasadoras. Um cliente irritado ou insatisfeito promove sua marca negativamente, divulgando sua empresa como ruim e com produtos ou serviços de má qualidade.
Por isso, é importante que a agência mantenha um bom relacionamento com seus clientes e, em casos de comentários negativos nas redes sociais, responda rapidamente tentando solucionar o problema. Dessa forma, é importante trabalhar para que os clientes sempre falem de sua agência de forma positiva.
Todas essas ações, e outras voltadas ao cliente, devem ser monitoradas. Por isso, ter um software de CRM é essencial para otimizar estratégias e definir ações a partir do conhecimento de seu público-alvo.
Assim, quanto mais controle sua agência tiver sobre o relacionamento com seus clientes, mais ela conhecerá seu público e maiores serão as chances de fidelizá-lo.
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