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Qual a sua pergunta?


Nesta pagina, você encontrará respostas para as principais funcionalidades do Flight Suite.

  • 1) O que é o FlightSuite?

    É o sistema que permite realizar consultas e reservas online de voos. O FlightSuite dispõe de um buscador externo e um painel para configuração de credenciais e administração de reservas.
  • 2) Para quais empresas é destinado?

    Para todas as operadoras e agências de turismo que desejam aumentar e movimentar suas vendas de voos disponibilizando em seu site o conteúdo de seus fornecedores para confirmações online.
  • 3) Que tipo de infraestrutura a empresa precisa ter para obter o FlightSuite?

    A ferramenta não necessita de uma infraestrutura robusta, pois é totalmente online. Porém é necessário uma boa conexão de internet para uma navegação satisfatória.
  • 4) Posso vender passagens com cartão de crédito no meu site?

    Sim. O sistema permite que sejam configuradas condições de pagamento para diversos cartões de crédito. Para saber como configurar as condições de pagamento, ver item 10 deste documento.
  • 5) Quantas companhias aéreas o FlighSuite comporta?

    As cias. aéreas serão configuradas conforme os fornecedores/webservices integrados a seu sistema. Hoje são mais de 900 cias aéreas disponíveis para integração direta ou via GDS.
  • 6) Onde configuro as credencias das cias. aéreas?

    Acesse seu painel TravelSuite pelo link www.travelsuite.com.br. Clique na aba “Voos” e, logo após, em “Configuração”. Serão listadas todas as cias. aéreas e webservices integrados a seu buscador. Localize a cia. aérea que deseja configurar e clique em “Configurar”. Será apresentada a tela de configuração. Altere os campos desejados e clique em “Salvar”.
  • 7) Qual a diferença entre “Pesquisa” e “Pesquisa Global”?

    Uma mesma credencial pode ser utilizada por uma ou mais empresas. A empresa dona da credencial terá o controle total sobre a credencial, determinando se a pesquisa deve ficar ativa somente para ela ou para as outras empresas que também utilizam essa credencial. Para determinar que as pesquisas devem ou não estar ativas para as empresas que compartilham a credencial, a empresa dona da credencial irá configurar a “Pesquisa Global”. Caso a empresa dona de credencial deseje ativar ou desativar a credencial apenas para ela mesma, deve utilizar o campo “Pesquisa” para essa configuração. Quando uma empresa utiliza uma credencial “emprestada” de outra, apenas o botão “Pesquisa” estará disponível para ativação ou desativação.
  • 8) Como faço para configurar margem de lucro?

    É possível configurar margem de lucro para cada credencial separadamente. Para configurá-la, acesse o painel TravelSuite, vá até a aba “Voos” e clique em “Configurações”. Clique no link “Configurações” da credencial desejada e, no campo “Markup”, informe o percentual desejado. Salve essa informação.
  • 9) Para que serve o botão “Testar conexão”?

    Esta opção serve para testar se a credencial está valida. Para testar uma credencial, basta acessar a configuração da credencial e clicar em “Testar Conexão”. Caso apresente “falha de login” ou mensagem similar, entre em contato com o seu fornecedor.
  • 10) No meu painel TravelSuite, aparecem campos como “Credencial”, “Senha”, “IPCC”, etc. Para que servem?

    Esses campos só aparecem para quem é dono da própria credencial junto à cia aérea, e não utiliza uma credencial “emprestada” de uma consolidadora. Neste caso, você mesmo tem acesso a edição dos dados fornecidos pela cia/GDS. É para realizar essas alterações que esses campos estão disponíveis.
  • 11) Posso configurar parcelamento para os voos que serão apresentados no site?

    Sim, basta configurar o parcelamento da aba “Financiamento”. Clique na aba “Voos” e, logo após, em “Financiamento”. Será apresentada a tela de cadastro de financiamento. Selecione os campos para o cadastro e clique em “Salvar”. Repita o processo para cada bandeira de cartão desejada e para cada cia. aérea. As opções de cartão disponíveis são: Visa, MasterCard, American Express, Dinners e Hipercard.
    Cabe ressaltar que o menor valor de parcela e o menor número de parcelas deverá ser igual ou maior que 1 para que o parcelamento apareça no seu site.
  • 12) Posso adicionar taxas ao valor dos voos retornados?

    Sim, basta cadastrar as taxas no menu “Taxas Administrativas”. Clique na aba “Voos” e, logo após, em “Taxas administrativas”. Será apresentada a tela de pesquisa de taxas já cadastradas. Clique no botão “Adicionar taxa”. Abrirá um pop-up para cadastro. Preencha os campos e clique em “Salvar”. Ao realizar uma reserva, o valor da taxa será somado ao valor total da reserva, aparecendo separadamente somente nos detalhes da reserva em seu painel TravelSuite.  Em caso de emissão automática, essa taxa deverá ser cobrada do cliente separadamente.
  • 13) O que é o menu “RAV”?

    É o menu que mostra a lista de todas as reservas que foram confirmadas com uma “Taxa administrativa”. Clicando no menu “Voos” e, logo após, em “RAV”, será apresentada a tela de pesquisa de reservas com taxa. Selecione os campos para pesquisa e clique em “Filtrar”. Serão listadas as reservas que foram confirmadas com a “Taxa Administrativa” com um link para visualização dos detalhes da reserva.
  • 14) No menu “Voos” há um buscador. Ele traz os mesmos resultados do buscador externo?

    Sim, este buscador se comunica com o mesmo webservice de pesquisa, portanto traz os mesmos resultados. A única diferença é que neste buscador não há nenhuma customização de layout e não há formas de pagamento.
  • 15) Como sei que uma reserva foi realizada em meu buscador?

    Sempre que uma reserva é confirmada, tanto no buscador externo como no buscador do painel, o sistema dispara um e-mail de confirmação para o usuário que fez a reserva no buscador externo e para a operadora/agência. No caso do buscador do painel, o e-mail é enviado para o usuário logado no painel e para a operadora/agência.
  • 16) Como localizar minhas reservas?

    Na home do painel TravelSuite, o Dashboard permite que você localize as reserva por meio de busca pelo código, pesquisa avançada e pelo status da reserva:
    Pelo código: na home do TravelSuite, selecione “Voos” no dropdown “Sistema”. Após carregar a página, informe o código da reserva no TravelSuite (Super PNR) ou o código da reserva no fornecedor e clique em “Pesquisar”.

    Pesquisa avançada: na home do TravelSuite, selecione “Voos” no dropdown “Sistema”. Após carregar a página clique em “Pesquisa Avançada’. Será apresentada a tela de pesquisa avançada, selecione os filtros desejados e clique em “Filtrar”.

    Pelo status: na home do TravelSuite, selecione “Voos” no dropdown “Sistema”. Após carregar a página, localize as áreas “Reservas” e “Reservas hoje”. Nelas são contabilizadas as reservas do sistema com os seguintes status: “Confirmadas”, “Arquivadas”, “Canceladas”, “Canc. Rejeitado”, “Rejeitadas” e “Pendentes”.

  • 17) O que são reservas rejeitadas?

    São reservas que, por alguma instabilidade, o sistema não confirma. As situações mais frequentes para a rejeição de uma reserva estão listadas logo abaixo:
    Instabilidade no webservice do fornecedor;

    Perda de disponibilidade no momento da reserva;

    Retorno de mensagem de erro por parte do fornecedor;

    Qualquer outra exceção que impossibilite a realização de uma ação programada pelo sistema.

  • 18) O que são “Reservas Previstas”?

    É um gráfico que mostra o total de reservas com checkin previsto para os próximos 7 dias, 30 dias e com mais de 30 dias.
  • 19) O que é arquivamento de reservas?

    É uma funcionalidade do sistema que permite que reservas rejeitadas sejam retiradas da lista de rejeitadas novas, indicando que o operador já tomou uma ação a respeito dessa reserva junto ao fornecedor.
  • 20) Como arquivar uma reserva?

    Em seu painel TravelSuite, localize a reserva que deseja arquivar (veja como localizar uma reserva no item 15). Clique no código da reserva. Será apresentada a tela de dados da reserva. No final da página, clique no botão “Arquivar”. Será apresentado um pop-up com os dados de reserva e um campo texto para informar o motivo do arquivamento da reserva. Preencha o campo texto e clique em “Arquivar”.
  • 21) Como cancelar uma reserva?

    Localize a reserva desejada pesquisando pelo código PNR ou pelo código do fornecedor (veja como localizar uma reserva no item 15). Clique no código da reserva. A tela a seguir mostrará os dados da reserva. Clique em “Ver detalhes”. Será apresentada a tela de detalhes da reserva. No final da página, clique em “Cancelar”.
  • 22) Tentei cancelar uma reserva, mas acusou cancelamento rejeitado. Por quê?

    Um cancelamento de reserva pode rejeitar em virtude de instabilidade no webservice do fornecedor, reserva não encontrada no fornecedor, reserva já cancelada no fornecedor, entre outros.
  • 23) Como visualizo os detalhes de uma reserva?

    Localizei a reserva (veja como localizar uma reserva no item 15), clique no código da reserva e, logo após, clique em “Ver detalhes”. Na página a seguir serão apresentados todos os detalhes da reserva.
  • 24) Para administrar as reservas da minha operadora, posso ter mais de um acesso ao painel TravelSuite?

    Sim. Você pode cadastrar quantos usuários desejar e ainda definir diferentes tipos de permissões para os acessos ao painel.
  • 25) Como cadastro usuários para gerenciar as reservas no painel TravelSuite?

    Na aba “Cadastros” clique em “Usuários”. Na tela a seguir, será apresentada a listagem dos usuários cadastrados com filtros de busca e um botão “Novo Usuário”. Ao clicar neste botão, aparecerá a tela com os campos para inserção dos dados do usuário. Preencha os campos e antes de gravar vá até a aba grupos e selecione o grupo de permissão desejado e ai sim clique em “Gravar”.
  • 26) Não quero que todos possam ver todas as configurações que estão no painel TravelSuite. Como faço para criar grupos de acesso ao painel TravelSuite?

    Por padrão o sistema já vem com o Grupo Admin que tem permissão total no sistema e não pode ser excluído ou editado, caso desejar cadastrar novos grupos clique na aba “Cadastro”, clique em “Grupos”. Na tela a seguir, você verá a lista dos grupos existentes e um botão “Adicionar Grupo”. Ao clicar neste botão, será apresentada a tela para inserção do nome do grupo e a descrição dele. Preencha os campos e clique em “Gravar”. Na mesma tela, você poderá selecionar que pessoas farão parte desse grupo, indo em “Membros do Grupo”. Para selecioná-los, basta marcá-los na coluna da esquerda e movê-los para a coluna da direita clicando na seta central.
  • 27) Tenho como saber qual usuário cancelou uma reserva?

    Sim, o sistema registra e grava essa informação. Dentro dos detalhes da reserva (veja como localizar os detalhes da reserva no item 21), é mostrado tudo que ocorre com a reserva desde a sua confirmação, mostrando a data do evento, o nome do usuário (quando for “Sistema”, é um processo automático) e a descrição do histórico.
  • 28) Onde visualizo os valores da reserva?

    Dentro dos detalhes da reserva (veja como localizar os detalhes da reserva no item 21), é possível visualizar todos os valores da reserva, desde os valores retornados pelo fornecedor até os valores de lucro, taxas e conversões, como também os totais.
  • 29) Como destinar uma reserva a um usuário especifico?

    Localize a reserva desejada pesquisando pelo código PNR ou pelo código do fornecedor (veja como localizar uma reserva no item 15). Clique no checkbox à esquerda do campo “N.º reserva”, selecione o usuário no dropdown “Atribuir usuário” e clique em “Atribuir”.
  • 30) O que é FSX?

    O FSX é o buscador de voos da Travel Explorer. Crossbrowser, funciona em diversos navegadores de internet e possui tecnologia de autonomia de estilo, que permite a customização de acordo com as necessidades de quem o adquire.
  • 31) Preciso investir em servidores ou infraestrutura para adquirir um FSX?

    Não. Os sistemas da Travel Explorer funcionam online. Basta ter uma boa conexão de internet.
  • 32) Preciso ter um site para ter o FSX?

    Não há necessidade. Você pode ter um domínio www que abrirá diretamente seu buscador de voos. O buscador não precisa ser inserido em um site já desenvolvido.
  • 33) Qual a diferença do FS para o FSX?

    O FSX é a nova versão do buscador de voos. As principais diferenças desta nova versão são a agilidade das pesquisas, pois o resultado é on demand, a autonomia de estilo e a variedade de filtros para localização dos voos.
  • 34) Para onde vão os cadastros de solicitação de senha feitos no meu buscador?

    Esses cadastros vão para o painel TravelSuite, na aba Cadastros >> Clientes B2B no caso de Pessoa Jurídica Clientes B2C no caso de Pessoa Física. Estes cadastros podem ter ou não a obrigatoriedade de aprovação antes da liberação para reserva, isso depende da versão do sistema que a Operadora contratou.
  • 35) A agência pode cadastrar mais de um usuário para resevas?

    Sim, o primeiro cadastro realizado pela agência será o usuário Master, que poderá criar outros usuários fazendo login no buscador e acessando a área restrita de Novos Cadastros.
  • 36) Quero bloquear o acesso de uma determinada agência ao meu buscador, é possível?

    Sim, localize a agência no seu painel TravelSuite clique no link editar e na tela de cadastro da agência no campo Ativa, selecione “Não” e clique em salvar. Esse processo vai impedir que a agência efetue reservas em seu buscador até que você libera novamente o cadastro selecionando no campo Ativa a opção “Sim”.
  • 37) Meu buscador tem apenas cadastro de Pessoa Jurídica, posso ter cadastro de Pessoa Física?

    Os módulos de cadastro dependem da versão do sistema que a Operadora contratou, mas podem ser agregados ao sistema mediante contratação.
  • 38) No resultado de busca, há uma coluna “Melhor preço”. Como saber de que cia. aérea é esse preço?

    Para saber a que cia. aérea corresponde o “melhor preço”, basta clicar no valor apresentado nessa coluna, para que a matriz mostre a cia. aérea correspondente.
  • 39) No resultado de busca, não aparece mais a matriz dos melhores preços. Por quê?

    Quando retornam os resultados de busca, existe um link “abrir matriz”. Basta clicar neste link, que a matriz de melhor preço será apresentada. Caso você não queira visualizar a matriz, abaixo dela há um botão (uma seta apontada para cima) que oculta a mesma. Caso você deseje que a matriz apareça sempre aberta nas pesquisas, basta solicitar essa configuração através da Central de Relacionamento com o Cliente da Travel Explorer.
  • 40) Na tela de resultado de busca, mesmo depois de apresentados os resultados, segue apresentando a mensagem “carregando voos”. Por quê?

    O sistema vai apresentando o resultado de busca conforme recebe os retornos dos fornecedores, por isso ele fica carregando essas informações. A lista de resultados e a matriz são atualizadas sempre que um novo voo é encontrado.
  • 41) As pesquisas não estão retornando determinada cia. aérea. Por quê?

    Os motivos que podem levar a não retornar determinada cia. aérea são:
    Instabilidade no webservice;

    Credencial bloqueada (verifique as configurações da credencial na aba “Voos” | “Configuração”);

    Dados da credencial inválidos (verifique as configurações da credencial na aba “Voos” | “Configuração”);

    Indisponibilidade de voo.

  • 42) Selecionei os voos desejados para reserva, mas o sistema informou que não foi possível prosseguir. Por quê?

    É possível que o sistema não tenha conseguido realizar a tarifação dessa reserva. Os motivos que podem ocasionar essa dificuldade são:
    Incompatibilidade de horários do voo;

    Instabilidade no webservice;

    Indisponibilidade de voo.

  • 43) Qualquer pessoa pode comprar passagens no meu buscador?

    O buscador pode ser configurado para atuar como B2B ou B2C. Caso ele seja configurado para B2B, haverá acesso restrito, e a confirmação das reservas só será possível mediante login e senha. Para os usuários que ainda não têm os dados de acesso, será possível a criação deste acesso pelo botão “Cadastro” no buscador. Os cadastros podem ter aprovação ou não, de acordo com a sua necessidade.
  • 44) No momento de finalizar a reserva, o sistema mostrou mensagem de reserva rejeitada. Por quê?

    Uma reserva pode rejeitar por vários motivos; verifique o item 16. Caso você tenha uma reserva rejeitada, deve entrar em contato com o fornecedor para verificar a situação da reserva e cancelá-la caso ainda esteja confirmada. No painel TravelSuite você deve arquivar a reserva. Veja como arquivar uma reserva no item 19.