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Qual a sua pergunta?


Nesta pagina, você encontrará respostas para as principais funcionalidades do Data Travel.

  • 1) O que é o DataTravel?

    É a ferramenta da iTravel que permite cadastrar, vender e distribuir pacotes turísticos nacionais e internacionais na internet. Com o DataTravel, a empresa pode ter sua loja de pacotes na internet e ainda fornecer seus pacotes para outras empresas clientes da iTravel mediante integração.
  • 2) Preciso investir em servidores ou infraestrutura para ter um DataTravel?

    Não há necessidade. Os sistemas da Travel Explorer funcionam online. Basta ter uma boa conexão de internet para uma navegação satisfatória.
  • 3) Existe um limite para cadastro de pacotes?

    Não. Uma vez que a ferramenta é contratada, não há limite para cadastro de pacotes.
  • 4) Como faço para cadastrar um pacote turístico?

    Há vários passos a ser seguidos para o cadastro de um pacote:
    Vá em “Pacotes” e clique em “Adicionar novo pacote”;

    Preencha o nome do pacote, o código, o tipo de pacote e o tempo de duração;

    Clique no ícone verde para selecionar a imagem principal do pacote;

     Defina o país de destino do pacote;

    Selecione as cidades que serão visitadas no pacote turístico;

    Preencha os dados que julgar necessários nos campos “Inclui”, “Documento” e “Observações”;

    Salve as alterações.
    Pronto: o pacote esta cadastrado. Agora é preciso cadastrar os preços. Veja como nos itens a seguir.

  • 5) Preciso ter uma imagem na “Galeria de Imagem” para cadastrar um pacote?

    Não. Mas, se, ao cadastrar o pacote, não houver a imagem desejada, o pacote aparecerá sem imagem no site. A imagem pode ser inserida posteriormente, caso deseje. Para inserir a imagem, ela deve estar salva em seu computador. No menu “Pacotes”, em “Galeria de imagens”, aparecerá a lista de imagens já cadastradas, se houver, e o botão “Procurar”, onde se deve selecionar a imagem desejada. É possível ainda incluir uma descrição para a imagem antes de clicar em “Anexar”, que grava essa imagem no banco de dados do DataTravel e pode ser usada para um ou mais pacotes.
  • 6) Se eu cadastrar informações nos campos “Inclui”, “Descrição”, “Documentos” e “Obs. Pacote” em todos os idiomas, aparece no meu site?

    Não. Para que as informações apareçam no site em outro idioma, é preciso contratar esse diferencial.
  • 7) Meu pacote tem um roteiro. Onde devo cadastrá-lo?

    Seu roteiro deve ser cadastrado no item “Day by day”. Clique no link “Day by day” da página de cadastro do pacote. Será apresentada a tela para inclusão do roteiro. Preencha os campos “Dia”, “Título” e “Descrição” e grave a informação. Repita o processo para todos os dias do pacote.
  • 8) Posso importar o roteiro do meu pacote para o DataTravel?

    Não, a ferramenta não permite nenhum tipo de importação.
  • 9) Onde cadastro preços para meu pacote?

    Os preços estão diretamente ligados a um período. Por esse motivo, é preciso primeiro cadastrar um período, para depois cadastrar um preço (veja como cadastrar um período no item a seguir).
  • 10) Como cadastrar um período?

    Na página de cadastro de pacote, clique em “Cadastro de período” e, na página seguinte, em “Adicionar novo período”. Será apresentada a tela de cadastro, onde você deve selecionar as cidades de origem do pacote, as datas e a validade, para depois gravar os dados. Você pode gravar e ir para o cadastro de preço, gravar e ir para a lista de período para editar ou gravar novos períodos.
  • 11) O que são saídas por período?

    São datas com dias do mês sequenciais, dias da semana sequenciais ou finais de semana sequenciais. Ou seja, de 08 de novembro a 12 de novembro é uma saída por período, pois é uma sequência de dias. 2, 9, 16, 23 e 30 de novembro também é uma saída por período, pois é uma sequência de mesmos dias da semana. E, por fim, 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18 e 24 e 25 de novembro também configuram saídas por período, pois são uma sequência de finais de semana. Definir saídas por período significa que podem ocorrer várias saídas dentro de um determinado período de tempo.
  • 12) O que são saídas específicas?

    Diferentes das saídas por período, as saídas específicas podem ser em uma única data ou várias datas aleatoriamente dentro de um intervalo de tempo. Significa que apenas naqueles dias específicos haverá saídas para determinado pacote.
  • 13) O que é data de validade?

    É a data-limite para apresentação do pacote que está sendo cadastrado para venda no site. A data de validade pode ser menor que a última data do pacote, porém nunca pode ser maior que a última data do pacote.
  • 14) Como editar períodos?

    No link “Cadastro de período”, serão listados todos os períodos cadastrados em seu pacote. Para cada período há um botão de edição, representado por um lápis verde à direita da tela (no final da linha cinza com as datas do período). Clique nesse botão. Será apresentada a tela de edição do período. Todos os campos são editáveis.
  • 15) Como adicionar um preço a um período já cadastrado e publicado?

    No link “Cadastro de período”, serão listados todos os períodos cadastrados em seu pacote. Para cada período existe um botão “+” (na linha cinza com as datas do período). Clique nesse botão. Será apresentada a tela de cadastro de preço.
  • 16) Como cadastrar preço?

    Você pode cadastrar um preço a partir da página de lista de períodos ou a partir da página de edição de período.
    Lista de período: Para cada período existe um botão “+” (na linha cinza com as datas do período). Clique nesse botão. Será apresentada a tela de cadastro de preço. Preencha os dados e, no final da página, existem três opções: “Gravar e cadastrar novo preço”, “Gravar e cadastrar novo período” e “Gravar e voltar para listagem de período”. Marque a opção que mais se adequa ao que você deseja realizar a seguir e clique em “Gravar”.

    Edição de período: Nesta página, clique em “Adicionar novo preço”. Será apresentada a tela de cadastro de preço. Preencha os dados e, no final da página, existem três opções: “Gravar e cadastrar novo preço”, “Gravar e cadastrar novo preço” e “Gravar e voltar para listagem de preço”. Marque a opção que mais se adequa ao que você deseja realizar a seguir e clique em “Gravar”.
    Para ambas as opções de cadastro, os campos “Hotel”, “Moeda”, “Preço”, “Forma de pagamento” e “Grupo de distribuição” são obrigatórios.

  • 17) Como cadastrar um preço com CHD (criança)?

    Na tela de cadastro de preço, no item “Configuração de preço”, informe quantas crianças serão adicionadas ao preço no dropdown “Max. CHD”. Esta opção abrirá os campos de cadastro de preço de CHD logo abaixo dos campos de cadastro de preço de adulto. Informe a faixa etária do CHD, selecionando os campos “Idade inicial” e “Idade final”, informe o valor do CHD e clique no botão “+” ao lado do campo de preço. Preencha o restante dos campos do cadastro de preço e grave a alteração.
  • 18) Como cadastrar um preço com noite extra?

    Na tela de cadastro de preço, no item “Configuração de preço”, informe quantas noites extras serão adicionadas ao preço no dropdown “Max. noite extra”. Esta opção habilita os campos de cadastro de preço de noite extra logo abaixo dos campos de cadastro de preço de adulto. Caso o preço tenha a opção de CHD cadastrada, um campo para informar o valor da noite extra do CHD também será habilitado. Preencha o restante dos campos do cadastro de preço e grave a alteração.
  • 19) O cadastro de preço tem três opções para informar o nome do hotel, porém nenhum tem o hotel que eu quero. Por quê?

    Existem duas opções que mostram a lista de hotéis disponíveis para vínculo com o preço que esta sendo cadastrado:
    Opção 1: Texto livre: nesta opção você pode escrever o nome do hotel sem qualquer restrição.

    Opção 2: Hotel: mostra os hotéis disponíveis para vincular ao cadastro do preço, porém eles só serão apresentados no dropdown se forem previamente cadastrados no menu “Hotel” do DataTravel.

    Opção 3: Hotel com allotment: mostra os hotéis disponíveis para vincular ao cadastro do preço, porém eles só serão apresentados no dropdown se forem previamente cadastrados no menu “Hotel” do DataTravel, com o devido allotment.
    Para aprender a cadastrar um hotel com ou sem allotment para selecioná-lo nas opções 2 ou 3, vá até as perguntas 29, 30 e 31 deste FAQ.

  • 20) Como marcar/desmarcar um preço como destaque?

    Ao incluir um preço (hotel), basta habilitá-lo como “Destaque” no campo localizado abaixo das observações do hotel e ao lado de “Máx. noites”. Para desmarcar o destaque, é preciso editar o preço e desabilitar o campo “Destaque”.
  • 21) O que é canal de distribuição?

    É o site/local onde o pacote que esta sendo cadastrado aparecerá. No cadastro de preços de seu painel DataTravel sempre haverá o canal de distribuição com o nome da sua empresa/site. Caso sua operadora for distribuidora de conteúdo para agências que possuem o site WebTour, haverá também o canal de distribuição WebTour.
  • 22) Como localizar um pacote já cadastrado?

    No menu “Pacotes”, clique em “Listar e editar pacotes”. Será apresenta a lista com todos os pacotes cadastrados no sistema. Você pode localizar o pacote desejado aplicando os filtros do topo da tela ou clicando na letra ou numero do nome do pacote.
  • 23) Como acessar os pacotes já cadastrados?

    Uma vez localizado o pacote (veja como localizar no item 22), existem duas maneiras de acessá-lo:
    Botão “Editar”: Este botão acessa a tela de cadastro do pacote e despublica o pacote caso ele esteja publicado.

    Botão “Lista preços”: Este botão acessa a tela de período e preços do pacote e não despublica o pacote caso ele esteja publicado.
    Nesta tela ainda é possível excluir o pacote selecionando o checkbox à esquerda do nome do pacote e clicando em “Excluir” no final da página.

  • 24) Como publicar um pacote?

    Existem duas maneiras de publicar os preços de um pacote: pelo menu “Publicação de pacotes” e pela “Lista de períodos”.
    Menu “Publicação de pacotes”: No menu “Pacotes”, clique em “Publicação de pacotes”. A tela a seguir apresentará uma área de filtro (pesquisa), que é utilizada para melhor visualização dos pacotes. Em “Status” selecione “Não publicados”, o canal de distribuição ao qual esse pacote está vinculado, origem e/ou destino. Após aplicar o filtro, o sistema listará o(s) pacotes(s) solicitado(s). Por padrão, os pacotes já serão listados com o checkbox selecionado. Clique em “Efetuar publicação” para publicar o(s) pacote(s) selecionado(s).

    Lista de períodos: Na lista de períodos de cada pacote há a possibilidade de publicar preço por preço. Localize o pacote e acesse a lista de períodos clicando em “Cadastro de período”. Ao lado de cada preço, há uma opção de publicação através de um botão vermelho com uma “mãozinha”. Clique uma vez para publicar o preço. Uma vez publicado, o botão passa a ser verde. Repita o procedimento com todos os preços que deseja publicar.Para despublicar o pacote, basta clicar novamente no botão, para que ele volte a ficar vermelho e o pacote seja despublicado.

  • 25) Como liberar um pacote publicado para edição?

    Existem duas maneiras de liberar um pacote para edição: pelo menu “Publicação de pacotes” e pela “Lista de períodos”.
    Menu “Publicação de pacotes”: No menu “Pacotes”, clique em “Publicação de pacotes”. A tela a seguir apresentará uma área de filtro (pesquisa), que é utilizada para melhor visualização dos pacotes. Após aplicar os filtros necessários, o sistema listará o(s) pacotes(s) solicitado(s). Por padrão, os pacotes já serão listados com o checkbox selecionado. Clique em “Liberar para edição” para liberar os pacotes

    Lista de períodos: Na lista de períodos de cada pacote há a possibilidade de liberar um preço para edição. Localize o pacote (verifique como localizar um pacote no item 24) e edite o pacote. Acesse a lista de períodos clicando em “Cadastro de período”. Ao lado de cada preço há uma opção de despublicação, representada por um botão verde com uma “mãozinha”. Clique uma vez para despublicar o preço. Uma vez despublicado, o botão passa a ser vermelho. Repita o procedimento com todos os preços que deseja despublicar.

  • 26) Onde fica a galeria de imagens de pacotes?

    No menu “Pacotes”, clique em “Galeria de imagens”. Será apresentada a lista de imagens com os campos para inserção de novas imagens. As imagens devem estar salvas em seu computador e podem ter uma descrição, se desejar.
  • 27) Onde fica a galeria de imagens dos hotéis?

    Não há uma galeria de imagens independente como a de pacotes. Cada hotel pode ter sua própria galeria de imagens. Para adicionar imagens de hotel, é preciso ter as imagens salvas em seu computador. Depois que cadastrar os dados do hotel e clicar em “Gravar”, basta clicar no botão “Facilidades e imagens”. No botão “Procurar”, selecione a imagem desejada e, em seguida, clique em “Adicionar imagem”.
  • 28) No menu “Pacotes”, aparece um item “Gerar Excel”. O que é?

    “Gerar Excel” é uma funcionalidade que lista todos os pacotes publicados e/ou não publicados, com a possibilidade de exportar essa lista para uma planilha Excel. Para exportar a listagem, primeiro vá até o menu “Pacotes” e clique em “Gerar Excel”. Nos filtros que serão apresentados na tela seguinte, selecione as opções desejadas (ex”: Status: Publicado” | “Canal de distribuição: [selecione uma das opções do dropdown]” | “Origem: São Paulo”) e clique em “OK”. Após carregar o resultado da pesquisa, clique no link “Gerar Excel”, que está localizado logo acima do resultado apresentado. Será apresentada uma caixa de diálogo para você abrir ou salvar o Excel gerado.
  • 29) Onde cadastro os hotéis que serão vinculados aos pacotes?

    No menu “Hotéis”, clique em “Adicionar novo hotel”. Neste menu também podem ser acessados  a lista de hotéis cadastrados e o mapa de disponibilidade dos hotéis com allotment.
  • 30) Como cadastrar um hotel?

    No menu “Hotel”, clique em “Adicionar novo hotel”. Será apresentada a tela de cadastro com os campos de identificação do hotel. Preencha os campos e clique em “Gravar”. Após gravar os dados, clique em “Facilidades e imagens”. Será apresentada a tela para cadastro das imagens do hotel, mapa do hotel e facilidades do hotel e do apartamento. Preencha os dados e clique  em “Gravar”.
  • 31) Como cadastrar um hotel com allotment?

    No menu “Hotel”, clique em “Adicionar novo hotel”. Será apresentada a tela de cadastro com os campos de identificação do hotel. Preencha os campos, selecione se a disponibilidade será por acomodação ou por tipo de quarto, adicione os quartos que deseja cadastrar e clique em “Gravar”. Após gravar os dados, clique em “Facilidades e imagens”. Será apresentada a tela para cadastro das imagens do hotel, mapa do hotel e facilidades do hotel e do apartamento. Preencha os dados e clique em “Gravar”. Por fim, clique em “Allotment”, preencha os dados referentes a disponibilidade e clique em “Gravar”.
  • 32) Para que serve o mapa de disponibilidade?

    É a área onde você poderá visualizar como está a disponibilidade de tarifas de cada hotel. Nele você pode verificar diariamente quantos quartos estão disponíveis, quantas reservas já foram efetuadas, quantos quartos estão bloqueados etc. Para visualizar o mapa, selecione o hotel, o grupo de distribuição, o quarto, o tipo de acomodação e clique em “Pesquisar”.
  • 33) Como localizar um hotel?

    No menu “Hotel”, clique em “Listar e editar hotel”. Será apresentada a lista de hotéis já cadastrados e uma busca por letras e números no topo da lista. Clique na letra ou número desejados, e os hotéis correspondentes serão listados.
  • 34) O que é “Gerenciar reservas”?

    Todas as solicitações de reserva que são geradas no site são armazenadas em “Gerenciar reservas”, onde é possível acompanhar o processo de reserva, fazer alterações de status e incluir histórico da reserva.
  • 35) Que tipos de configurações podem ser feitos no “Gerenciar usuários”?

    Você pode cadastrar, editar e excluir usuários. No cadastro de usuários, você pode definir quais são as permissões dos usuários, indicando a qual área do sistema eles terão acesso.